quinta-feira, novembro 06, 2003

Uma vida lendária


Há muitos episódios lendários ligados a S. Martinho pois este teria feito muitos milagres.

Parece que em seu redor as coisas aconteciam sempre melhor, eram mais belas e mais cheias de inspiração: o mal transformava-se em bem, as pessoas tinham visões maravilhosas, a própria natureza tornava-se espelho da bondade e da vontade do Santo.

A Vida de S. Martinho de Sulpício Severo (c.360-c.420), está repleta destas histórias, tendo sido a principal fonte dos livros dos Milagres de S. Martinho, por Grégoire de Tours (538-594).

O mais conhecido dos episódios, a passagem da vida generosa do Santo, em que ele partilha a sua capa com um pobre, deu origem à Lenda do Verão de S. Martinho (ler versão abreviada para crianças) representada vezes sem conta por artistas anónimos e também pelos mais célebres, como por exemplo o pintor El Greco (imagem da esquerda: "San Martín y el mendigo" > 1597/99, National Gallery of Art, Washington ).

E todos os anos, continuando a tradição, crianças e jovens das escolas elaboram desenhos e pinturas sobre este episódio, alguns demonstrando uma sensibilidade verdadeiramente notável.
...
Mas em França, a expressão "Verão de S. Martinho" é associada ao facto milagroso de terem florido as plantas, reverdecido as árvores e os pássaros terem começado a cantar, à passagem do corpo do Santo, levado de barco de Candes > , onde falecera aos 81 anos, para Tours onde foi enterrado.

Relembrando esse episódio existe até "O Caminho do Verão de São Martinho"- "Le Chemin de l'Été de la Saint Martin"  (clicar para ver o percurso no site do Centre Culturel Européen Saint Martin de Tours )

----------------
Notas: 

  1. Ver Vie de saint Martin / par Sulpice Sévère,... ; traduit du latin par M. Richard Viot (em 1861) na gallica.bnf;  ler excertos em francês no site da Basílica de Tours ; e ler uma versão em inglês (de 1891)
  2. Imagens: 1- Wikipedia commons. 2- fonte ver imagem antiga aqui
---------------
Manuela D.L.Ramos
Actualizado em  Novembro 2013