sábado, outubro 06, 2001

Toponímia

Em Portugal é assaz comum o nome de S. Martinho associado aos lugares.
Luís Alves, sem pretensão de exaustividade, num interessante artigo sobre o Santo (“São Martinho de Tours”, in Separata da Revista de Etnografia nº1 do Museu de Etnografia e História, em 1963 ?) lista 67 topónimos simples (apenas S. Martinho) de lugares e povoações, e mais de 48 topónimos compostos (S. Martinho de...).

Este autor faz notar que muitas destes topónimos, sobretudo no Norte do País, poderiam referir-se a um outro S. Martinho, São Martinho de Dume, arcebispo de Braga, falecido em 579. Sobre este tema remete-se também para a obra de Ernesto Veiga de Oliveira. (in As Festas. Passeio pelo calendário, Fund. Calouste Gulbenkian, 1987)

Entretanto, podem os leigos como nós, graças à excelente página de heráldica de Sérgio Horta, confirmar em alguns casos se o orago é ou não S. Martinho de Tours, pela ocorrência da clâmide rasgada nos brasões. Vejam-se, por exemplo, as seguintes freguesias: (clicar nos brasões para aceder à referida página de heráldica de onde aliás as imagens foram retiradas)


Ver também a listagem de freguesias S. Martinho na Wikipedia

................................................

Em língua francesa o nome do mais popular de todos os Santos rurais aparece como aqui já se referiu ligado à antroponímia e claro está à toponímia. O professor M. Jean-Mary Couderc, no seu interessante artigo intitulado «Les toponymes "Saint-Martin" dans nos campagnes», lista nada menos do que 3700 paróquias com o nome do Santo!